28° C

Secretaria de
Administração

O principal objetivo facilitar a marcação de perícias médicas

Com objetivo de facilitar a realização de perícias médicas e promover a prevenção da saúde dos servidores do Estado de Pernambuco, o Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH), em parceria com o Centro de Formação dos Servidores Estaduais (Cefospe), está oferecendo curso para o novo Sistema de Perícias Médicas (SPM). A capacitação tem como proposta especializar mais de 500 servidores de todo Poder Executivo Estadual, para que se tornem multiplicadores em seus Órgãos e Secretarias do Governo. Até o momento, servidores do Instituto de Recursos Humanos (IRH), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE) já participaram da capacitação, totalizando em 23 turmas.

Com a reformulação do sistema de perícias médicas, que será lançando a partir do mês de setembro, os agendamentos serão online e o servidor não precisará mais se dirigir ao IRH para marcar qualquer serviço de perícia. “Antes do novo SPM a demanda era espontânea, ou seja, o servidor precisava ir até o IRH para marcar a consulta, e posteriormente ser atendido, além de necessitar de uma autorização do chefe imediato. Agora, o servidor pode agendar de qualquer lugar através do site www.irh.pe.gov.br, com maior comodidade”, disparou Olga Marinho, coordenadora do SPM e instrutora do curso. 

Além de facilitar e agilizar o procedimento das perícias médicas, o novo sistema vai gerar economia de papel, de tempo e de pessoas, contribuindo para preservação do meio ambiente, visto que só para licença para tratamento de saúde será economizado 25 resmas de papel ofício por mês. “A iniciativa também deve impactar na demanda de outros órgãos do Governo, a exemplo da Funape, com a redução do trâmite de processos das tipologias: Admissão de Pensionista Maior Inválido e Isenções de Imposto de Renda e Previdenciária” justificou Olga.

Uma outra novidade é que as pessoas poderão, no momento do agendamento da perícia médica, escolher onde farão o procedimento, além do Recife, já que o serviço será descentralizado. Até dezembro deste ano, o servidor contará com mais duas unidades: Caruaru e Petrolina. 

Para a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, o Centro de Formação é um espaço propício para o aprendizado e desenvolvimento do servidor, além de ser parceiro dos órgãos para a realização de capacitações exclusivas. “Nosso papel é fortalecer a gestão através de cursos voltados para o aprimoramento das habilidades dos agentes públicos. Com isso, buscamos fomentar esses e outros projetos com os demais órgãos e secretarias estaduais, visando à implantação de novos procedimentos com foco na Educação Corporativa”, pontuou Analúcia.

A avaliação pericial dos servidores pode ser feita nos seguintes casos: processo de licenças, aposentadoria, readaptações ou doenças relacionadas ao trabalho. 

INSCRIÇÃO – O curso, que teve início no dia 25 de julho, é aberto para todos os servidores. As próximas turmas acontecem nos dias 29, 30 e 31 de agosto e as inscrições podem ser feitas através do site do Cefospe (www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe).