28° C

Secretaria de
Administração

SES recebe apoio da SAD no processo de matricula dos residentes médicos

Geral

Sistema ATENDE organizou o fluxo de atendimento presencial

Entre os meses de fevereiro e início de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou a matrícula dos candidatos aprovados e classificados nos programas de Residência Médica e Multiprofissional de Saúde 2017. Para este ano, foram oferecidas 1.254 vagas, sendo 795 de residência médica e 459 na área multiprofissional. As matriculas foram feitas com o apoio da Secretaria de Administração (SAD), que ofertou um sistema on-line para agilizar o processo.

Antes de comparecer à Secretaria Estadual de Saúde, os candidatos precisavam fazer uma pré-matrícula online, no Sistema de Gerenciamento das Residências SUS-PE.  O ambiente, criado pela Gerência de Sistemas da SES, contou com a parceria da Agência Estadual de Tecnologia de Informação (ATI) e da Secretaria de Administração do Estado (SAD). “Nesse sistema, os profissionais poderão fazer seu cadastro, realizar o upload de uma série de documentos exigidos pela SES, assim como imprimir o termo de compromisso. É uma forma de facilitar e agilizar a matrícula presencial”, explica a diretora geral de Educação em Saúde da SES, Juliana Siqueira. 

A SAD ainda cedeu à SES o sistema ATENDE, para organização do fluxo de chegada dos residentes na Secretaria. “Esta ferramenta eletrônica gerencia o fluxo de atendimento presencial por meio de distribuição eletrônica de fichas. Ele permite, por exemplo, acompanhar o atendimento desde a chegada do cidadão para a realização de um determinado serviço até a sua conclusão”, explica o secretário de Administração, Milton Coelho.

Já o secretário executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, destacou que o sistema possibilita ainda extrair indicadores, tais como: tempo médio de espera, tempo médio de atendimento e a produtividade de cada atendente. “A partir desses indicadores, é possível definir ações para otimizar a prestação do serviço, através da redução do tempo de espera do usuário”, pontua.

O secretário executivo acrescenta, ainda, que o ATENDE, sistema cedido à SAD pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia, já vem sendo utilizado no Expresso Cidadão RioMar e já está sendo implantado nas unidades Boa Vista e Olinda. Na sequência, será implantado nas outras quatro unidades espalhadas pelo Estado. 

 

Programa de Residência - As residências médica e multiprofissional são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por treinamento em serviço. Hoje, são 2.773 residentes atuando na rede de saúde do Estado, representando um investimento anual de R$ 110 milhões, dos quais R$ 65 milhões são custeados pelo tesouro estadual.

Em 2017, houve a ampliação no quadro de vagas, incluindo a implantação de residência em novas áreas que são estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Destaque para a interiorização da Residência em Medicina de Família e Comunidade em parceria com à UPE Campus Garanhuns e Serra Talhada para o fortalecimento dos cursos de graduação em Medicina. Na área de residência multiprofissional, foi feita a expansão em áreas estratégicas, como Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Saúde Mental (Garanhuns) e Saúde da Família. Este ano, ainda haverá inclusão de vagas para graduados em Saúde Coletiva.