Gratidão e resiliência foram temas debatidos em evento do Cefospe
GeralEncontro concluiu calendário de eventos realizados pela instituição este ano
Encerrando o ciclo de palestras e debates deste ano, o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), promoveu na quarta-feira (11), o XII Encontro do Cefospe com Gestores de Pessoas. Abrindo o evento, o coral Vozes de Pernambuco formado por servidores da Assembleia Legislativa do Estado, fez uma apresentação musical que encantou o público presente. Os temas do encontro não poderiam ser mais oportunos nesta época do ano: Gratidão e Resiliência. A mediadora do debate foi a pedagoga e instrutora do Cefospe, Irenilda Ramos Magalhães.
A Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, iniciou a sua fala agradecendo o empenho dos instrutores, coordenadores e conteudistas, além do apoio irrestrito das Escolas de Formação de Governo, representadas na ocasião pelo gestor da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), Cláudio Borba, além das faculdades parceiras do Cefospe no desenvolvimento da educação corporativa. “Este ano conseguimos capacitar nas quatro Escolas de Governo mais de 20 mil servidores. Realizamos diversos eventos ao longo do ano , a exemplo dos Encontros de Coordenadores e Instrutores da Educação Corporativa, o Ciclo de Palestras, os Encontros de Gestores de Pessoas, o II Encontro Cefospe de Ensino a Distância, a Semana do Meio Ambiente, e coroamos o ano com o I Encontro das Escolas de Governo do Nordeste; apoiamos a realização do 2º COPECON promovido pela SAD/SELIC, entre outras ações. Acredito que estamos no caminho certo, discutindo temas atuais e de grande relevância e ampliando nossa capacidade de fortalecer a gestão pública estadual através da educação corporativa”, atestou Cabral, adiantando que o Centro irá trazer mais novidades a partir do início do próximo ano.
Logo em seguida o neuropsiquiatra e Pós-Doutor em Ciências da Saúde, Professor José Antônio Spencer Hartmann Jr., iniciou sua explanação explicando num sentido mais amplo o significado da palavra gratidão. Segundo o estudioso, a gratidão pode ser classificada em três níveis. “Sentir a gratidão como cognitivo, ou seja, você agradece simplesmente por um benefício concedido. Outro modo seria o intermediário onde você agradece e ainda se compromete a fazer algo pelo outro. E por fim, a gratidão por estado de graça. Isso significa que mais que agradecer o benefício recebido à pessoa se compromete em ser o gerador do bem ao seu próximo. No caso da administração pública, mais do que servidores públicos devemos ser servidores do público”, explicou o especialista. Com um conhecimento profundo sobre o comportamento humano e filosofia, o professor encantou a todos os participantes.
Concluindo o encontro, a Master Coach de Carreira e Gestora de Pessoas, Patrycia Alves, trouxe pontuações a respeito do que é felicidade e também quais os pilares da resiliência. “A felicidade a gente busca de dentro pra fora. A verdadeira felicidade é um estado de graça, estado de paz. Quando você está em paz você é feliz”, definiu a profissional. Em um segundo momento, Patrycia tratou a questão da resiliência e de como ela se manifesta. “Ser resiliente é entender que temos momentos bons e devemos desfrutá-los. E os momentos ruins temos que utilizá-los para o nosso aprendizado. A vida não é linear, ela é probabilística (imprevisível). Um dos comportamentos necessários para a resiliência é a positividade. Basicamente é você manter pensamentos positivos. Até porque a felicidade alimenta a resiliência”, concluiu a coach.
Uma das participantes mais atentas ao debate foi a gestora de atendimento da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife, Cristina Machado. Ela achou pertinente os temas abordados. “Tudo que foi abordado nestas palestras nos leva a refletir sobre o que fizemos e o que iremos realizar daqui pra frente. A importância da gratidão está presente nos nossos relacionamentos e no nosso dia a dia’, enfatizou a servidora.
Notícia publicada em 12/12/2019