28° C

Secretaria de
Administração

O papel do supervisor na formação do estagiário

Geral

Saber conduzir a formação de um estagiário no serviço público é de grande importância para a formação do estudante, seja do ensino Médio, Técnico ou Superior. Nesta perspectiva, o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), promoveu na sexta-feira (17.05), uma capacitação voltada para supervisores de Estágio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O curso foi ministrado pela Chefe do Núcleo de Estágio Corporativo do Estado, Emanuelle Aguiar, e contou com a participação de 24 profissionais da Funase.

De acordo com ela, o curso serviu para alinhar as práticas do estágio e o entendimento a respeito da legislação.  “O supervisor deve ser o espelho para que o estagiário possa desempenhar bem a sua função. É ele (supervisor) quem vai conduzir o estudante na sua área de formação ao longo do estágio. Neste curso abordamos também os requisitos para que seja caracterizado uma relação de estágio. Além disso, vimos a parte pessoal com orientações gerais a serem repassadas aos estagiários, tais como comportamento do ambiente de trabalho, educação, boas maneiras, vestimentas, pontualidade, entre outros pontos”, elencou Emanuelle.

Uma das participantes do curso foi a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley. Ela disse que as informações repassadas pela NUESC/SAD foram importantes para dar uma maior visão ao supervisor em relação à condução do trabalho. “Foi fundamental para alinharmos os direitos e deveres dos estagiários. O supervisor precisa ter esta consciência de que está ajudando na formação de uma pessoa”, discorreu Alexandra.  

Este ano o Cefospe já coordenou três capacitações de supervisão de estágio. A próxima deverá ocorrer no mês de agosto.