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Ansiedade pode atrapalhar seu sucesso profissional

Geral

Para prevenir este mal é preciso buscar sempre uma motivação interna

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Participantes prestaram muita atenção as dicas repassadas pela palestrante Karla Júlia Marcelino

Quem nunca sentiu insatisfação no trabalho ou ficou frustrado por não ter alcançado o sucesso na vida profissional? Pois bem, estes tipos de cobrança acabam gerando uma tensão no trabalhador, desencadeando problemas de ordem emocional, como a ansiedade, por exemplo. Estas e outras questões foram debatidas nesta sexta-feira (04), no auditório da Secretaria de Administração (SAD), durante a palestra “Ansiedade: o mal do século”, promovida pela SAD, através do Programa Bem Viver, coordenado pela Gerência Geral de Pessoas (Gespe).

Durante uma hora e meia, os participantes ficaram atentos a todas as colocações feitas pela servidora aposentada e Assistente Social, a palestrante Karla Júlia Marcelino. A profissional explanou com maestria as causas da ansiedade e como devemos combater este problema, que atinge milhões de pessoas no mundo. “Este tema precisa ser refletido dentro da gestão pública”, pontuou.

Segundo Karla, a ansiedade associada a outros fatores como insatisfação, cansaço físico, irritabilidade, insônia, entre outras causas, podem desencadear a Síndrome do Pensamento Acelerado. “Estamos antenados a várias notícias e acontecimentos. Passamos a ficar o tempo todo ligado ao celular, parece que o aparelho está integrado ao nosso corpo. Este condicionamento doentio, juntamente com um universo de informações bombardeadas todos os dias podem aceleram o nosso pensamento provocando ansiedade, estresse e desgaste mental”, alertou ela.

Ainda segundo a palestrante, a frustração é outro fator negativo dentro de um ambiente corporativo. “Em determinadas fases da nossa vida não nos sentimos realizados profissionalmente. Ou porque não estamos sendo suficientemente produtivos ou porque não somos valorizados profissionalmente. No entanto, quem aguenta ser cobrado e culpabilizado o tempo todo? Estamos adoecendo coletivamente. Se não quisermos ser pessoas neuróticas temos que cuidar da nossa saúde mental”, alerta Karla.

Diante disso, a profissional apontou alguns caminhos para prevenir esses males da vida moderna. “Para reverter este quadro de ansiedade e frustração é fundamental que a pessoa tenha motivação, tanto na vida pessoal quanto profissional. A realização profissional e intelectual depende de sua motivação interna. É por isso que a meritocracia prima pela ascensão profissional mediante sua excelência, seu valor intelectual. Isso precisa ser externalizado no ambiente de trabalho”, pontuou Karla.

Uma outra dica importante é humanizar as relações de trabalho. “É preciso ter uma convivência salutar nos ambientes trabalhistas e pessoais. Temos que valorizar o colega de trabalho, externar um elogio. Não somos uma máquina que produz o tempo todo. Temos que ser humanos e buscar espaço para sermos criativos e empreendedores. É preciso repensar essas coisas.”, concluiu ela.

A responsável pela Unidade de Desempenho e Monitoramento da Gespe, Andréa Xaves, disse que palestras como esta são importantes para motivar e também alertar o servidor a respeito de assuntos de interesse comum. “A equipe do Programa Bem Viver considera fundamental estar atenta às questões apresentadas pelos servidores no cotidiano, e problemas com ansiedade vem sendo relatados com relevância nas últimas pesquisas realizadas pelo Programa. Neste sentido, buscamos trazer à SAD oportunidades para que os servidores possam debater a respeito da temática e que através do diálogo e conhecimento este problema possa ser enfrentado”, disse Andréa.

A assistente de Ouvidoria do Detran-PE, Nadir Oliveira, disse que a palestra lhe acrescentou bastante. “Achei muito positivo porque nos fez parar um pouco para pensarmos em nós, já que o nosso ritmo de trabalho é acelerado no dia a dia. Esquecemos de nós e pensamos mais nas atividades profissionais. Temos que nos conectar com o nosso interior”, frisou Nadir.

Ao final do encontro, foi feita com uma dinâmica com os presentes para que eles refletissem a respeito de questões pessoais e também sobre a convivência com os colegas de trabalho.