Aula de cidadania para estagiários da SAD
GeralCriadora da Escola da Cidadania esteve na SAD e ministrou palestra nesta sexta (28)

Os estagiários da Secretaria de Administração assistiram, nesta sexta (28), a palestra “O jovem de hoje, cidadão do amanhã, gestor do futuro”. A ação, denominada Escola da Cidadania, faz parte do Programa Tecendo Cidadania, da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A apresentação reuniu cerca de 80 jovens nos turnos da manhã e tarde.
A iniciativa tem como objetivo promover a sensibilização dos futuros formadores de opinião, despertando suas responsabilidades como cidadãos conscientes e merecedores do respeito da sociedade que deverão construir.
“Sempre pensamos em fazer com adolescentes do ensino médio, porque estão iniciando sua participação social. Mas o Programa cresceu e estamos também com universitários e isso é muito bom. É fundamental criar-se uma cidadania responsável e fazê-los entender que tornar-se adulto é também assumir deveres na sociedade em que vivem”, destaca a criadora da Escola da Cidadania e auditora do TCE, Maria Auxiliadora Albuquerque.
Na ocasião, Maria Auxiliadora, também palestrante, enfatizou trechos da Constituição referente aos direitos e deveres da população, correlacionando-os com a realidade brasileira e o trabalho de fiscalização exercido por órgãos responsáveis, como o TCE e o Ministério Público.
“Essa palestra é muito importante para mim porque tenho grande vontade de cursar Direito e tudo que é relacionado a leis me interessa. Além disso, esse momento que estamos vivendo, de um Brasil consciente, me obriga a saber quais são os meus direitos garantidos por lei para reivindicá-los”, pontua a estudante do 3º ano do ensino médio, Diva Kênnia Calixto, 18 anos.
Tecendo Cidadania – Criado em 2004 através da Escola da Cidadania, o programa é composto de mais duas ações: Fórum Tecendo Cidadania (2006) – Palestra ministrada para sociedade- e Curso para Conselheiros Municipais (2008) – 16 horas de curso para explanação sobre direitos, contas públicas, fiscalização e orçamento municipal. Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou 80 mil pessoas, dentre jovens, população e conselheiros. As visitas são realizadas, periodicamente, a cidades pernambucanas, escolas municipais, estaduais e privadas.