28° C

Secretaria de
Administração

CURSO DE SISTEMA JURÍDICO AMPLIA LAÇOS ENTRE SECRETARIAS E PROCURADORIA

Geral

Voltado para gestores governamentais, o curso discute casos práticos relacionados ao orçamento

O curso de Sistema Jurídico Orçamentário e Ciclo Orçamentário na Constituição, oferecido pelo Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), impressionou gestores governamentais de várias secretarias estaduais e entidades do poder executivo.  O curso, concluído ontem (23.07), mesclou aulas expositivas e atividades em grupo, fomentando o diálogo entre os alunos, que puderam identificar como o direito pode influenciar nas regras orçamentárias, bem como no funcionamento do Ciclo Orçamentário. 


Para a procuradora e doutora em Ciências e Direito Financeiro, pela Universidade de São Paulo (USP), Lilian Miranda, que ministrou as aulas “a abordagem foi jurídica. O objetivo foi justamente criar uma comunicação entre a Procuradoria e as secretarias que participam ativamente do ciclo orçamentário”, explica. Na ocasião, os alunos discutiram casos práticos relacionados ao orçamento. “Fizemos exposições nos três dias de aula. E, no enceramento, usamos uma dinâmica de grupo interativa para colocarmos em prática o que abordamos durante as outras aulas”, completa.

Ainda de acordo com a procuradora, a experiência foi importante “para se ter noção das necessidades que os servidores da área jurídica do órgãos estaduais passam e também para que eles tenham noção do trabalho que a Procuradoria desenvolve. Na verdade, essas pessoas são nossos clientes (na Procuradoria). O curso foi muito enriquecedor”.

O gestor governamental na Seplag, Noel Teixeira, ficou impressionado com a metodologia da professora e recomendou o curso.  “Foi ótimo para aprofundar meus conhecimentos, entender o sistema social e jurídico no qual o orçamento está envolvido. Serviu ainda para a troca de experiências com profissionais de diversas secretarias. Isso enriquece nosso currículo. Recomendo”, assegura.