28° C

Secretaria de
Administração

Governo cria grupo de trabalho para implantar política de desburocratização

Geral

A iniciativa vai buscar soluções para otimizar o fluxo de trabalho, que vai da tramitação de processos até o arquivamento de documentos

 Na busca pela excelência da gestão e, consequentemente, dos serviços prestados ao público, o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração (SAD), instituiu um grupo de trabalho (GT) para implantar uma política de desburocratização de processos administrativos. A iniciativa vai buscar soluções para otimizar o fluxo de trabalho, que vai da tramitação de processos até o arquivamento, de maneira transparente e sistemática.

“Há uma tendência natural de se burocratizar o serviço público. No entanto, é preciso estar atento aos limites, uma vez que o excesso contribui para os entraves dos processos. O trabalho desse grupo é pela busca do equilíbrio entre o excesso e uma burocracia necessária, sem comprometer a qualidade do serviço”, destacou o Secretário de Administração, Milton Coelho.

Para isso, a SAD, através da Superintendência de Modernização Governamental (Sumog), criou um grupo de trabalho denominado de (GTDesburocratização). Nesse grupo estão especialistas de diversas áreas do governo que já são envolvidos nesses processos, como a guarda, o uso e a legislação dos documentos. Além da SAD, participam do GT representantes da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), do Arquivo Público Estadual (APE), das Secretarias da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado (SCGE), e da Assessoria Especial ao Governador (AESP), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ainda da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

De acordo com o Superintendente de Modernização Governamental, Ricardo Melo, as primeiras reuniões são de capacitação, com apresentações que destacam a desburocratização.  Em seguida, com a participação dos representantes do GT, o plano de ações começará a ser definido. “Pretendemos, por exemplo, estabelecer uma tabela de temporalidade, para definir o prazo pelo qual o documento será armazenado. A expectativa é de que as ações do Governo gerem uma série de ganhos, como tempo de tramitação e espaço para a guarda, proporcionando ainda uma redução de custos e melhoria nos serviços prestados”, detalhou Ricardo.

A meta do grupo é promover, em um prazo de um ano, 20 reuniões sistemáticas, a cada 15 dias. “Durante esses encontros, seguindo uma metodologia, serão identificadas as rotinas que podem ser otimizadas e, a partir disso, definidas e implantadas soluções”, finalizou Ricardo.