Início
Com o propósito de impulsionar a transformação digital no Estado, a Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), está liderando o projeto Agentes Digitais, uma iniciativa pioneira que capacita servidores estaduais para se tornarem protagonistas de governo digital. Em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo da Administração Pública (Egape), da SAD, estão sendo formados 37 servidores (as) de 6 órgãos e empresas públicas, promovendo impacto direto nos serviços prestados à população.
O projeto está em sua fase experimental, desenvolvida entre novembro e dezembro deste ano. Durante esses dois meses, os participantes são imersos em temas como metodologias ágeis, mapeamento de processos, design de serviços e ciência de dados. A entrega final de cada equipe é uma solução para um serviço público ou estruturação de dados alinhadas às suas missões institucionais, dentro do escopo de Governo Digital.
Neste ciclo experimental, estão participando equipes da Secretaria de Planejamento (Seplag), Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Polícia Civil, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).
“Todo servidor, toda servidora é agente da mudança. Nesse projeto, colocamos essa lente sobre Governo Digital, para que possamos ter cada vez mais e melhores soluções digitais e seus respectivos processos internos desenvolvidos por pessoas que estão dentro do governo, sempre com a missão de melhorar a vida da população”, comenta a secretária de Administração, Ana Maraíza. “Queremos que o Governo Digital de Pernambuco se fortaleça com soluções desenvolvidas por quem vive e entende os desafios internos, sempre com a missão de melhorar a vida da população”, afirmou.
De acordo com o gerente Geral de Governo Digital da SETD, Bruno Rodrigo, o projeto Agentes Digitais representa um passo significativo para acelerar a modernização do Governo de Pernambuco, evidenciando que servidores públicos capacitados são a chave para entregar serviços mais eficientes e acessíveis à população. “A proposta é simples e eficaz: transformar aprendizados teóricos em soluções práticas e inovadoras para desafios reais enfrentados pelos órgãos públicos”, pontua Bruno.
Além da formação e da mentoria no dia a dia dos projetos as pessoas servidoras também recebem uma bolsa, como forma de reconhecimento ao trabalho extra de inovação e transformação digital que desempenham nos seus órgãos por meio do Projeto Agentes Digitais. O Projeto Agentes Digitais é baseado no Objetivo 2 da Estratégia de Governo Digital (EGD 2024-2027), que é “Promover protagonismo e aprendizagem contínua nas habilidades e competências de inovação e transformação digital”.
LIGA DIGITAL - Bruno Rodrigo reforça também a importância da abordagem colaborativa do projeto, por meio da LIGA DIGITAL, aceleradora de Governo Digital conduzida pela SETD e pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), vinculada à SAD; e da qual também faz parte uma comunidade de agentes públicos. “Nós da LIGA DIGITAL impulsionamos a transformação, mas ela só é real quando os próprios servidores se tornam protagonistas e conectam-se entre si mesmos e com todos os nossos projetos”, disse Bruno.