Início
Até o fim de agosto deste ano, o Governo de Pernambuco terá o seu primeiro Diagnóstico de Maturidade de Governo Digital com a metodologia estoniana, mais um passo importante nos esforços da Secretaria de Administração (SAD), por meio da secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), no avanço da consolidação do Governo Digital no Estado. A informação fez parte de uma apresentação com detalhes e prazos dos trabalhos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado recentemente entre a SAD e o Estônia Hub. O acordo, que não tem custo financeiro para o Estado, foi assinado em junho e inclui também uma análise inicial de comunicação e marketing com pessoas usuárias de serviços públicos.
Participaram da reunião, a secretária de Administração, Ana Maraíza, o secretário Executivo de Transformação Digital (SETD), Miguel Gaia; e o presidente da Agência de Tecnologia do Estado (ATI), Allan Araújo; que estiveram em visita à Estônia no início deste ano. Também estiveram presentes ao encontro os titulares das secretarias executivas de Gestão de Pessoas (SEGEP), Luciana Pires; e de Administração e Patrimônio (SEADP), Anselmo Carvalho.
Todas as entregas da consultoria têm como base a prática de cidadão centrismo (citizen centric), conceito que ajuda governos a colocarem a experiência de vida da população no centro de suas decisões de políticas públicas, incluindo investimentos em governo digital, para que as necessidades e expectativas dos cidadãos sejam atendidas.
“A construção de uma cultura digital com foco no cidadão é algo que precisa amadurecer muito rápido, na velocidade em que as pessoas precisam que entreguemos novos e melhores serviços públicos. Por isso é que parcerias como essa são tão relevantes no planejamento e na execução da estratégia de gestão”, comentou Ana Maraíza.
O Estônia Hub é reconhecido por promover missões internacionais, pesquisas, análises comparativas, consultorias e projetos de aprendizagem para órgãos brasileiros que desejam iniciar ou avançar na jornada de transformação digital para governos. Na reunião, esteve parte do time de consultores: Raphael Fassoni, Eduardo Benchimol e Gabriela Sinnecker. Segundo, Frassoni, cofundador do Estônia Hub, “O governo estoniano se tornou referência mundial em prestação de serviços públicos digitais”, revelou.
A empresa usa como base do seu trabalho o caso da Estônia. Localizada no norte do continente europeu, o país é, atualmente, destaque mundial em governo digital. De acordo com a sociedade digital do país, o e-Estonia, 99% dos serviços públicos estão disponíveis para que a população acesse sem sair de casa, reunindo mais de 2.500 serviços em formato digital.